Didáticas específicas à luz da teoria histórico-cultural Apresentação

Contenido principal del artículo

Patricia Lopes Jorge Franco
Walêska Dayse Dias de Sousa

Resumen

A objetivação de processos educativos formais orientados para o desenvolvimento de professores e estudantes é desafio premente de pesquisadores e educadores. Implica um (re)pensar constante sobre os processos de ensino, aprendizagem e suas inter-relações potencializadores de um desenvolvimento integral dos sujeitos, nos contextos histórico-culturais mais diversos e distintos. Porquanto, problematizar e dar encaminhamento às essas reflexões nos coloca em constante movimento para esta objetivação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Franco, P. L. J., & Sousa, W. D. D. de. (2018). Didáticas específicas à luz da teoria histórico-cultural: Apresentação. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(2), 302–313. https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-1
Sección
Dossiê Didáticas específicas à luz da teoria histórico-cultural

Citas

AQUINO, Orlando. Influências da pergunta na formação de conceitos científicos: um ensaio de interpretação. Obutchénie, Uberlândia, v.1, n.1, p. 168-186, jan/abr. 2017. Acesso em: 23/05/2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/issue/view/1448.

DAVYDOV, Vasili. V. Problemas do Ensino Desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Revista Soviet Education. August, v. XXX, n. 8.1986. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. Título original: Problems of Developmental Teaching. The Experience of Theoretical and Experimental Psycholgogical Research

DIAS DE SOUSA, Walêska D. Processos de imitação-criação como constituidores da práxis pedagógica. Tese de doutorado em educação. 343f. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 2015.

FEROLA, Bianca de C. Contribuições para a Didática Desenvolvimental no Ensino Médio: ações didáticas para a formação de conceitos científicos em Biologia. 74f. Monografia. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 2016.

FRANCO, Patrícia L. J. O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira. Tese de doutorado em Educação. 358f. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 2015.

FRANCO, Patrícia L. J.; SOUZA, Leandro M. de A.; FEROLA, Bianca, C. Princípios didáticos e movimentos para uma

LIB

LIB

LONGAREZI, Andréa M. Didática Desenvolvimental: intervenções pedagógico-formativas desenvolvedoras de estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Brasília, CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (Projeto de Pesquisa), 2014.

LONGAREZI, Andréa M. Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental. Brasília, CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, São Paulo: USP. (Projeto de Pesquisa). Pós-doutorado. 2017a.

LONGAREZI, Andréa M. Para uma Didática Desenvolvimental e dialética da formação-desenvolvimento do professor e do estudante no contexto da educação pública brasileira. Obutchénie, Uberlândia, 2017b, vol. 1. n.1, p. 187-230. Acesso em: 06/07/2018. Disponível em: file:///C:/Users/Andrea/Downloads/39912-169768-1-PB%20(18).pdf .

LONGAREZI, Andréa M.; FRANCO, Patrícia J. L. A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade. In: Libâneo, José Carlos. Freitas, Raquel M.M. Dossiê Teoria histórico-cultural, educação escolar e didática, Revista Educativa, Goiânia: PUC-GO, v. 19, n. 2, p. 526-561. 2016.

LONGAREZI, Andréa M.; DIAS DE SOUSA, Walêska. Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora. Linhas Críticas. Brasília, DF. 2018 (no prelo).

MARCO, Fabiana. F. Atividades computacionais de ensino na formação inicial do professor de matemática. 223f. 2009. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática)

MOURA, Manoel O. de. Controle da variação de quantidades. Atividades de ensino. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1996.

PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. Didática Desenvolvimental: sessenta anos de tradição teórica, epistemológica e metodológica. Apresentação. Dossiê Didática Desenvolvimental. Obutchénie, Uberlândia, v.1, n.1, p. 9-19, 2017, Acesso em: 14/04/2018. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/download/38417/21737

RODRIGUES, Adriana; FRANCO, Patrícia, L. J. e BUENO, José Renato. Contribuições do sistema didático Galperin-Talízina para a organização do ensino de geometria. Dossiê de matemática. Obutchénie, Uberlândia, v.2, n.1, p.193-213, jan./abr.2018. ISSN: 2526-7647. pp.9-19. Acesso em: 27/08/2018. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/download/43249/22576

SOUZA, Leandro M. de A. A Sociologia no Ensino Médio: princípios e ações didáticas orientadoras de um ensino que possibilite o desenvolvimento de adolescentes em uma perspectiva histórico-cultural. 209f. 2016. Dissertação de mestrado em educação. Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

VIGOTSKY, L. S. El problema del entorno. In: Fundamentos de la podología. Cuarta conferencia publicada. Leningrado: Izdanie Instituto. 1935. (material en soporte magnético).

VYGOTSKI. Lev. S. Obras escogidas. Tomo II: Madrid: Visor Distribuciones, 1997.