A oficina pedagógica de matemática como atividade

Contenido principal del artículo

Maria Lucia Panossian
Adnielson Lima da Silva
Fabiana Pallu
Luciana Schreiner de Oliveira

Resumen

Este artigo pretende evidenciar os princípios que regem a organização da Oficina Pedagógica de Matemática como ação de extensão estruturada como atividade, destacando necessidades dos professores, objeto e objetivos das ações, o trabalho colaborativo, a situação desencadeadora de aprendizagem, a Atividade Orientadora de Ensino. Também são apresentados os resultados obtidos a partir do desenvolvimento durante o ano de 2015 das Oficinas Pedagógicas de Matemática como um projeto de extensão oferecido aos professores da rede estadual do Paraná e vinculado ao Departamento Acadêmico de Matemática da UTFPR - Câmpus Curitiba. Destaca-se a importância de ações como esta no ambiente universitário que, sendo estruturadas como atividade, aliam pesquisa e extensão possibilitando a formação continuada de professores.


 


 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Panossian, M. L., Silva, A. L. da, Pallu, F., & Oliveira, L. S. de. (2018). A oficina pedagógica de matemática como atividade . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(4), 14–39. https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-2
Sección
Dossiê Cont. teórico-metodológicas da Teoria Histórico-Cultural para a Educ Mat

Citas

BOYER, C.B. História da matemática. 2.ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda., 1996.

CEDRO, W. L. O espaço de aprendizagem e atividade de ensino: o clube de matemática. 2004, 157f. Dissertação (Mestrado em Educação: Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

DAVIS, C.L.F.; NUNES, M. M.R; ALMEIDA, P.C.A.A. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros.Relatório Final. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, Fundação Victor Civita, Junho, 2011.

DAVYDOV, V.V. Tipos de generalización em La enseñanza. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

EVES, H. Introdução à história da matemática.Campinas, Ed. Unicamp, 1995.

HIROSHI, M. 1ª Pista de Skate Pública do Piauí. Revisa Cemporcento Skate, Piauí, jun. 2007. Disponível em:<http://www.cemporcentoskate.com.br/fiksperto.php?id=3068>. Acesso em: 09 jun.2015.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1975.

______.Actividad, conciencia, personalidad. 2. ed. Havana: Pueblo y Educación, 1983.

______.Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In:VIGOTSKI, L.S.;LURIA, A.R, LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento aprendizagem. Ícone Editora, 1994.

MORAES, S.P.G.; ARRAIS, L.F.L.; GOMES, T.S.; GRACILIANO, E.C. VIGNOTO, J. Pressupostos teórico-metodológicos para formação docente na perspectiva da teoria histórico-cultural. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 2, nov. 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

MORETTI, V. D.; MOURA, M.O. de. Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente. Ciência & Educação,v.17, n.2, p.435-450, 2011.

MOURA, M.O.de. A construção do signo numérico em situações de ensino. Doutorado em Educação. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 1992.

MOURA, M.O.de (coord). Controle da variação de quantidades: atividades de ensino. São Paulo, FEUSP, 1996.

MOURA, M. O. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Orgs.). Ensinar a ensinar. São Paulo: Pioneira, 2001. P. 143-162.

______. A atividade pedagógica na teoria histórico cultural. Brasília: Liber Livro, 2010.

MOURA, M.O.de; SFORNI, M.; ARAÚJO, E. Objetivação e apropriação de conhecimentos na atividade orientadora de ensino. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 39-50, jan/abr. 2011.

SILVA, A. L.; PALLU, F.; PANOSSIAN,M.L.; SCHREINER, L.. Skate de dedo e as relações trigonométricas no triângulo retângulo. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

SOUSA, M.C.; PANOSSIAN, M.L.; CEDRO, W. Do movimento lógico e histórico à organização do ensino: o percurso dos conceitos algébricos.1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2014. 184p.

VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem.São Paulo, Brasil: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY. Obras escogidas. Tomo V. Madri: Visor, 1997.