Caderno Digital e a materialidade de processos educativos remotos ancorados na Teoria Histórico-Cultural
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Resumo
Nesse artigo, apresentamos e discutimos o conceito do Caderno Digital como recurso para a pesquisa e para a educação em modo remoto e síncrono, em sua convergência teórica e metodológica com categorias do materialismo dialético, em coerência com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Na sequência, analisamos excertos da pesquisa de Angelo (2021) que demonstram o uso desse recurso e os discutimos sob as lentes dos princípios movimento e contradição, sendo que esse se manifesta nessa pesquisa na luta de contrários por meio dos pares dialéticos abstrato/concreto e aparência/essência. Por fim, defendemos o Caderno Digital como um instrumento teórico-metodológico de pesquisa em Educação e para processos formativos em modelos remotos e síncronos. Destacamos seu potencial para futuros trabalhos que investiguem os processos formativos mediados por tecnologias digitais, sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural de formação humana na contemporaneidade e na materialidade digital.
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