Sentidos do trabalho para docentes do ensino médio durante a pandemia

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Elisa Gouvêa
Cláudia Aparecida Valderramas Gomes

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve como escopo a apreensão dos sentidos do trabalho docente durante o período das atividades remotas, na pandemia do novo coronavírus. Para tanto, parte-se do entendimento da Psicologia Histórico-Cultural de que o mundo objetivo possui sua expressão subjetiva, dado que constitui uma unidade objetivo-subjetiva. Tal unidade se traduz para os sujeitos como sentidos subjetivos, composto por processos afetivos e cognitivos. Para a produção dos dados, foram realizados cinco encontros de um grupo focal com quatro docentes do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no interior de São Paulo, e para a análise utilizou-se a metodologia qualitativa dos Núcleos de Significação. Os resultados indicaram a constituição de dois núcleos: I) Contexto pandêmico e sofrimento docente e II) Questões estruturais e trabalho docente, ambos sintetizaram mediações, por meio das quais ficou demonstrado que a pandemia intensificou processos de sofrimento que já vinham acometendo professores e professoras, e que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – contribuiu para a disseminação da ideologia neoliberal na Educação. O estudo consolidou a atividade como a gênese dos sentidos, os quais, por interferência das condições pandêmicas, materializaram o esvaziamento do trabalho docente.

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VARIA/VARIES

Como Citar

Gouvêa, E., & Gomes, C. A. V. (2025). Sentidos do trabalho para docentes do ensino médio durante a pandemia. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-05. https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-05

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