O conceito de obutchenie frente a meritocracia capitalista na educação paranaense: um estudo à luz da teoria histórico-cultural

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Solange de Castro Marchi
Fabrício Duim Rufato

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a congruência entre a lógica meritocrática do Projeto de Lei n. 730/2021, implementado na Educação Básica Paranaense, e o processo de obutchenie (instrução) na formação do pensamento científico, segundo a Teoria Histórico-Cultural. Busca-se compreender o impacto do capitalismo na alienação educacional e investigar se a meritocracia interfere na gestão escolar e no trabalho docente, ao vincular gratificações ao cumprimento de metas governamentais. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, examina como essa política reflete a comercialização da educação e transforma o ensino em um mecanismo de ranqueamento institucional. Evidencia-se que esse modelo compromete o desenvolvimento das funções psíquicas superiores dos estudantes, desviando o foco da humanização para a obtenção de resultados em avaliações externas. Assim, o estudo investiga não apenas a congruência entre a meritocracia e o processo de instrução (obutchenie), mas também seus impactos sobre a gestão escolar, o trabalho docente e a autonomia pedagógica. Busca-se avaliar se essa estrutura contribui para a formação do pensamento teórico e científico ou se reforça um modelo educacional voltado à obtenção de índices e ranqueamentos, distanciando-se de sua função social e humanizadora.

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VARIA/VARIES

Como Citar

Marchi, S. de C., & Rufato, F. D. (2025). O conceito de obutchenie frente a meritocracia capitalista na educação paranaense: um estudo à luz da teoria histórico-cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-02. https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-02

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