Motivos da aprendizagem e superação do pensamento empírico na análise de um processo de medida

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Fabio Arruda
Marcelo Zanotello

Resumo

O estudo investiga os motivos atribuídos por estudantes durante um processo de ensino e aprendizagem baseado na apropriação do conceito de medida. Justifica-se pelo fato de as políticas educacionais e mercadológicas brasileiras incentivarem práticas associadas ao pensamento empírico. Fundamenta-se no materialismo histórico-dialético e nas concepções das teorias de psicólogos e cientistas russos.  Participaram da pesquisa vinte e dois estudantes de um curso superior de tecnologia de uma faculdade pública paulista. Como procedimento metodológico utilizou-se o experimento formativo planejado em três etapas: utilitária, contraditória e de conscientização. Constatou-se evidências sobre ações de dedução e análise de estudantes motivadas, respectivamente, pelo pensamento empírico e a tomada de consciência ao se reconhecer as propriedades internas do instrumento relacionadas aos aspectos da aritmética e geometria. Conclui-se que a superação do pensamento estritamente empírico na educação tecnológica depende de colocar o estudante em contradição por meio da organização da atividade de ensino e da mediação do professor. 

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ - Os 100 anos dos Fundamentos da Defectologia e as Obras Escolhidas entre os estudos de L. S. Vigotski

Biografia do Autor

Fabio Arruda, Faculdade de Tecnologia de Itaquera do Município de São Paulo - Brasil

PhD in Teaching and History of Science and Mathematics - Federal University of ABC, Santo André campus (UFABC)-Brazil. Associate Professor at the Faculty of Technology of Itaquera of the Municipality of São Paulo (FATEC)-Brazil. Researcher at the Study and Research Group on Educational Processes and Historical-Cultural Perspective (GEPPEDH-MAT): dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/35714. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2131383367214024. Orcid ID: http://orcid.org/0000-0002-7180-2233. Email: fabio.arruda@fatec.sp.gov.br.

Marcelo Zanotello, Universidade Federal do ABC - Brasil

 

 

Como Citar

Arruda, F., & Zanotello, M. (2025). Motivos da aprendizagem e superação do pensamento empírico na análise de um processo de medida. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-13. https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-13

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