Teoria Histórico-Cultural e suas implicações no Ensino Fundamental: práticas de ensino e aprendizagem
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando-se a tese vigotskiana segundo a qual “o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento” (VIGOTSKII, 2017, p. 114), a efetividade do processo de ensino depende do conteúdo a assimilar, da metodologia de trabalho didático-pedagógico e das formas de organização da atividade de estudo dos discentes. Na realidade escolar atual há grandes desafios a serem enfrentados para a garantia de aprendizagens a todos/as os/as estudantes, mas há também um conhecimento acumulado a nos possibilitar ampla reflexão de forma a definir alguns encaminhamentos voltados à transformação dessa realidade. As teorias filosóficas-pedagógicas compreendem a relação de desenvolvimento, aprendizagem e meio social de maneiras diferenciadas. “A teoria histórico-cultural entende que o desenvolvimento é uma possibilidade que depende das relações sociais. [...] e é na ação do sujeito e na sua relação com o meio que se promove a aprendizagem e o desenvolvimento humano”. (FREITAS, FREITAS; SANTOS, 2022, p. 51). Neste sentido, dentre os constructos, de natureza teórico-prática, os relacionados à Teoria Histórico-Cultural nos parecem propiciar horizontes promissores para a desejável articulação teoria-prática, para a produção de sentidos de aprendizagem, para a negociação de significados da ciência em todas as áreas de conhecimento e para a apropriação e construção do conhecimento teórico.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
FREITAS, Sirley Leite; FREITAS, Simone Leite de; SANTOS, Gabriel Tenório dos. O Desenvolvimento e a Aprendizagem Humana segundo a Teoria Histórico-Cultural. In: Ensino e Pesquisa no Instituto Federal de Rondônia: experiências multidisciplinares. BISPO, Rafael Carlos; ALCÂNTARA, Mauro Henrique Miranda de. [Orgs.]. São Carlos. SP: Pedro & João Editores, 2022. p. 49-62.
VIGOTSVII, Lev. S. Aprendizagem e desenvolvimento na Idade Escolar. In: VIGOSTKII, Lev. S. LURIA, Alexander R. LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 17. Ed. São Paulo: Ícone, 2017, p. 103-116.