Didática desenvolvimental e as necessárias reelaborações dos currículos para o ensino de história

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Olavo Pereira Soares

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar as contribuições que os pressupostos teóricos e metodológicos da didática desenvolvimental  nos fornecem para análise dos currículos para o ensino de história. Tais contribuições incidem tanto sobre a prescrição quanto ao praticado e nos encaminham para a necessária revisão das concepções sobre as aprendizagens presentes nas atuais propostas curriculares para o ensino da disciplina. Apresentamos dados que foram coletados em pesquisa-ação de caráter colaborativo realizada em escola pública. Tais dados demonstram que as atuais prescrições curriculares dificultam a efetivação de uma prática curricular que possibilite a pesquisa, a produção do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento teórico por parte dos escolares. Não obstante, os mesmos dados nos possibilita propor modificações nos currículos praticados nas escolas.  


 

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Como Citar
Soares, O. P. (2018). Didática desenvolvimental e as necessárias reelaborações dos currículos para o ensino de história . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(2), 440–463. https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-7
Seção
Dossiê Didáticas específicas à luz da teoria histórico-cultural

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