CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE:
percepções a partir do PRP na Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave:
PRP; Formação de professores; Docência.Resumo
O presente texto tem como objetivo analisar o Programa de Residência Pedagógica (PRP), com foco, nomeadamente na formação teórico-prática de licenciandos/as e na formação continuada de professores/as da educação básica. Trata-se de um texto exploratório com abordagem qualitativa, que configura-se como pesquisa-ação, posto a base empírica e o envolvimento dos/as pesquisadores/as no contexto dos temas abordados. Defende-se que o PRP atua como espaço para o aprendizado do exercício da profissão docente, dentre outros elementos, porque o programa possibilita a ampliação do apoio e da colaboração humana em uma convergência de saberes. Ainda, ressalta-se sua importância para a formação da profissão docente, na qual professores/as em formação e formados/as assumem papel de destaque no quadro integrativo do PRP. Portanto, é mister que tais programas se efetivem como Políticas de Estado para que assim, seja assegurada sua continuidade e existência a contrapelo dos ataques e sucateamentos, recentes e pregressos, direcionados ao sistema educacional público brasileiro.
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