CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE:

percepções a partir do PRP na Universidade Federal de Uberlândia

Autores

  • Nayara Rosa Diniz Rocha Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Lidiane Aparecida Alves Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

PRP; Formação de professores; Docência.

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar o Programa de Residência Pedagógica (PRP), com foco, nomeadamente na formação teórico-prática de licenciandos/as e na formação continuada de professores/as da educação básica. Trata-se de um texto exploratório com abordagem qualitativa, que configura-se como pesquisa-ação, posto a base empírica e o envolvimento dos/as pesquisadores/as no contexto dos temas abordados. Defende-se que o PRP atua como espaço para o aprendizado do exercício da profissão docente, dentre outros elementos, porque o programa possibilita a ampliação do apoio e da colaboração humana em uma convergência de saberes. Ainda, ressalta-se sua importância para a formação da profissão docente, na qual professores/as em formação e formados/as assumem papel de destaque no quadro integrativo do PRP. Portanto, é mister que tais programas se efetivem como Políticas de Estado para que assim, seja assegurada sua continuidade e existência a contrapelo dos ataques e sucateamentos, recentes e pregressos, direcionados ao sistema educacional público brasileiro.

Biografia do Autor

  • Nayara Rosa Diniz Rocha, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Graduanda em História na Universidade Federal de Uberlândia; Residente no PRP/CAPES/UFU.

  • Lidiane Aparecida Alves, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Professora do Colégio de Aplicação - Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, Cap-Eseba-UFU; Preceptora no PRP/CAPES/UFU.

Downloads

Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: : percepções a partir do PRP na Universidade Federal de Uberlândia. (2023). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70902