ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DO MONOPÓLIO DO TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL

Autores

  • Wilson Alves dos Santos Junior Programa de Pós-Graduação - PPGEO - UFU

Palavras-chave:

Transporte aéreo; aviação; monopólios;, Air transport; air network; Monopoly.

Resumo

O transporte aéreo, como qualquer outra atividade humana, também representa uma forma de produção e acumulação de riqueza por parte de uma pequena parcela da sociedade capitalista. Desde a sua invenção no início do século XX, o avião é o único meio de transporte capaz de percorrer longas distâncias em pouco tempo, com maior segurança e confiabilidade, podendo atingir qualquer ponto do planeta em questões de horas. Contudo, mesmo com todas essas características, a aviação não está à disposição de qualquer pessoa. A indústria do transporte aéreo nos países capitalistas possuem interesses contraditórios, onde as companhias privadas exploram esse importante setor para a sociedade com base apenas na necessidade de obtenção do lucro. Analisar as implicações das contradições do transporte aéreo como criador de valor apropriado pelos capitalistas ou como bem comum para os membros da sociedade é um desafio que deve buscar soluções na superação do modo de produção capitalista. Este artigo propõe debater algumas características necessárias para um novo tipo de transporte aéreo baseado nos interesses sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Alves dos Santos Junior, Programa de Pós-Graduação - PPGEO - UFU

Doutorando e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduado do Curso Superior de Tecnologia em Logística do IFTM (Uberlândia Centro), tendo realizado pesquisa na área de mobilidade urbana e transporte multimodal.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Alves dos Santos Junior, W. (2021). ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DO MONOPÓLIO DO TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 11(03), 108–118. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/58601