CADÊ A GEOGRAFIA QUE ESTAVA AQUI? EJA TEC EM GOIÁS E A ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS

Autores/as

  • Ana Lúcia da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Antonio Carlos Freire Sampaio Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palabras clave:

EJA; EJA TEC; Ciências Humanas; Geografia.

Resumen

No segundo semestre de 2019 a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO) implantou, em 9 escolas polos distribuídas em diferentes regiões do estado, o chamado Projeto EJA TEC caracterizado como Educação de Jovens e Adultos a Distância, destinado aqueles que buscam a conclusão da Terceira Etapa (correspondente ao Ensino Médio). Essa proposta, segundo a SEDUC-GO, visa ampliar as possibilidades para que o aluno possa ter flexibilidade de horários o que nem sempre é possível na modalidade presencial. No presente texto iremos destacar a forma abrupta com que esse projeto foi implantado e vem sendo ampliado progressivamente na rede estadual, o fechamento de turmas presenciais e o esvaziamento dos conteúdos geográficos na área das Ciências Humanas. Utilizamos como percurso metodológico a leitura de artigos, teses, textos que abarquem a temática, análise de leis federais e estaduais que regulamentam a oferta da EaD na Educação Básica e os dados educacionais divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), bem como a matriz de competências e habilidades da área de Ciências Humanas e os módulos presentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), contendo textos acerca dos temas que serão trabalhados no decorrer do semestre letivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Lúcia da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia
(PPGEO-UFU). Professora de Geografia pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Membra do
Fórum Goiano de EJA

Antonio Carlos Freire Sampaio, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Atualmente, na Universidade Federal de Uberlândia, é professor nas áreas de Cartografia, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Georreferenciamento, do Curso de Geografia e outros e pesquisa Cartografia Escolar, Educação Inclusiva e o uso da Estatística e do Geoprocessamento aplicados à Saúde e à Inclusão Escolar. Graduação: Licenciatura em Geografia pela Faculdade Católica de Uberlândia (2007), Licenciatura em Ciências - Matemática pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1990), Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia (1988), Bacharel em Administração pela Faculdades Integradas Moacyr Sreder Bastos (1978) e Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1976). Mestrado: Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1993). Doutorado: Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (2000) e Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006)

Publicado

2023-10-12

Cómo citar

da Silva, A. L., & Freire Sampaio, A. C. (2023). CADÊ A GEOGRAFIA QUE ESTAVA AQUI? EJA TEC EM GOIÁS E A ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70896