ALGUMAS NOTAS SOBRE A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-70903Palavras-chave:
Educação Geográfica; História da Educação Geográfica; Ensino de Geografia; Geografia Brasileira.Resumo
O presente artigo tem por objetivo realizar uma investigação acerca da trajetória do Ensino de Geografia na Educação Brasileira, em outras palavras, buscamos aqui, por meio de revisão bibliográfica de material concernente à temática, estudar o processo histórico de formação do Ensino de Geografia no Brasil. Por se tratar de um escopo histórico abrangente, visto que pretendemos trabalhar desde o período colonial até os dias de hoje, não poderemos nos aprofundar, nem oferecer interpretações originais ou complexas sobre o tema, contudo, pretendemos compilar os aspectos mais gerais que digam respeito a esta temática e construir uma síntese dos processos que conformaram a história do ensino da Geografia em nosso país. O texto, portanto, almeja sintetizar o processo histórico de formação do Ensino de Geografia no Brasil, destacando os agentes, as instituições e as principais noções pedagógicas contidas neste processo. Nossa metodologia é fundamentalmente a revisão bibliográfica de materiais de diversas naturezas (artigos, livros, documentos, livros didáticos e afins).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Plinio Matheus Paiva Beserra, Everton Santos Lima, Ana Lúcia da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.