A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESCARTE ADEQUADO DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS EM UMA ESCOLA DE UBERLÂNDIA-MG

Autores/as

  • Ana Flávia Brandão Rocha Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Beatriz Junqueira Bernardes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-69132

Palabras clave:

REEE, Lixo eletrônico, Descarte, Conscientização

Resumen

O descarte de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) ocorre pela falta de educação ambiental (EA) ou por ignorância sobre esse assunto. O objetivo do trabalho é realizar atividades de EA com os alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola, localizada em Uberlândia – MG. Nesse trabalho foram realizadas palestras e atividades interativas sobre os REEE, inclusive com a implantação um coletor de REEE na escola. Depois da realização dessas atividades, foi enviado um questionário aos estudantes para averiguar se as dinâmicas anteriores foram efetivas em relação à tomada de consciência sobre os REEE. Com as respostas do formulário, foi possível observar que parte deles se conscientizaram sobre o descarte correto de REEE, pois 90,7% responderam que incentivariam outras pessoas a praticarem o descarte correto desses resíduos e que eles se propunham a divulgar ou até mesmo descartar REEE no container da escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Flávia Brandão Rocha, Universidade Federal de Uberlândia

Possui mestrado em Qualidade Ambiental (2021) e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Atualmente é servidora pública na Universidade Federal de Uberlândia, atua como Técnica de Laboratório de Área no Instituto de Geografia e é da equipe editorial da Revista Sociedade & Natureza . Foi bolsista pelo programa Ciências sem fronteiras e estudou Civil and Environmental Engineering na Tennessee Technological University (2014 a 2015) . 

Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é professora associada 2 da Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e ensino de geografia. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (FACIP/UFU).

Publicado

2024-04-20

Cómo citar

Rocha, A. F. B., & Bernardes, M. B. J. (2024). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESCARTE ADEQUADO DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS EM UMA ESCOLA DE UBERLÂNDIA-MG. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 70–90. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-69132