ESTADO, BLOCO NO PODER E USO DO TERRITÓRIO

A BMW EM ARAQUARI (SC) COMO DECORRÊNCIA DAS POLÍTICAS DE DILMA ROUSSEFF E RAIMUNDO COLOMBO

Autores/as

  • Ruhan Rodys Beiler UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Palabras clave:

Incentivos fiscais, Setor automotivo, Indústria

Resumen

O artigo analisa a instalação de uma fábrica da BMW em Araquari (SC) tomando como eixo as políticas de atração impulsionadas pelo Estado para esta concretização. O uso do território pela BMW foi analisado em sua relação com o Estado, mais especificamente com a fração hegemônica (o bloco no poder) no período que vai de 2011 a 2016, especificamente sob os governos de Dilma Rousseff no executivo federal e Raimundo Colombo frente ao estado de Santa Catarina. As políticas estatais em âmbito federal e estadual incentivaram a instalação de plantas industriais em Araquari, em um processo que a BMW é exemplo maior, a despeito do grande crescimento econômico municipal que se deu em função desses novos fluxos materiais e financeiros que foram acionados pelas indústrias, não se pode identificar aumento da densidade técnica e mesmo melhorias mais gerais na qualidade de vida da população municipal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ruhan Rodys Beiler, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Mestre em Geografia - UNESP/Rio Claro. Licenciado e Bacharel em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2023-10-12

Cómo citar

Beiler, R. R. (2023). ESTADO, BLOCO NO PODER E USO DO TERRITÓRIO: A BMW EM ARAQUARI (SC) COMO DECORRÊNCIA DAS POLÍTICAS DE DILMA ROUSSEFF E RAIMUNDO COLOMBO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/67876