ESTADO, BLOCO NO PODER E USO DO TERRITÓRIO

A BMW EM ARAQUARI (SC) COMO DECORRÊNCIA DAS POLÍTICAS DE DILMA ROUSSEFF E RAIMUNDO COLOMBO

Authors

  • Ruhan Rodys Beiler UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Keywords:

Incentivos fiscais, Setor automotivo, Indústria

Abstract

O artigo analisa a instalação de uma fábrica da BMW em Araquari (SC) tomando como eixo as políticas de atração impulsionadas pelo Estado para esta concretização. O uso do território pela BMW foi analisado em sua relação com o Estado, mais especificamente com a fração hegemônica (o bloco no poder) no período que vai de 2011 a 2016, especificamente sob os governos de Dilma Rousseff no executivo federal e Raimundo Colombo frente ao estado de Santa Catarina. As políticas estatais em âmbito federal e estadual incentivaram a instalação de plantas industriais em Araquari, em um processo que a BMW é exemplo maior, a despeito do grande crescimento econômico municipal que se deu em função desses novos fluxos materiais e financeiros que foram acionados pelas indústrias, não se pode identificar aumento da densidade técnica e mesmo melhorias mais gerais na qualidade de vida da população municipal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ruhan Rodys Beiler, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Mestre em Geografia - UNESP/Rio Claro. Licenciado e Bacharel em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Published

2023-10-12

How to Cite

Beiler, R. R. (2023). ESTADO, BLOCO NO PODER E USO DO TERRITÓRIO: A BMW EM ARAQUARI (SC) COMO DECORRÊNCIA DAS POLÍTICAS DE DILMA ROUSSEFF E RAIMUNDO COLOMBO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/67876