O PET geografia da UFRN e a sua contribuição na formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v10-n1-2019-51117Palabras clave:
Programa de Educação Tutorial, Geografia, PesquisaResumen
O Programa de Educação Tutorial (PET) passou por vários momentos até ser implementado nas universidades federais, sendo que algumas de suas propostas visam auxiliar e incentivar os docentes e discentes dos cursos de graduação através de projetos de pesquisas, ensino, extensão, e trabalhos realizados em grupos. Aos bolsistas selecionados pelo programa é permitido que permaneçam até concluírem os seus respectivos cursos de graduação. Nesse contexto, o presente artigo avalia a contribuição do PET na formação profissional dos bolsistas que participaram do programa no curso de Geografia da UFRN na modalidade bacharelado e licenciatura, entre os anos de 2004 e 2018. A metodologia da pesquisa que resultou nesse artigo consistiu em reuniões com o grupo PET Geografia, em pesquisas bibliográficas para elucidar as diretrizes do programa e o seu contexto histórico de formação, e a aplicação de um questionário online com o intuito de coletar dados sobre a contribuição que do PET Geografia da UFRN na formação dos graduados que passaram pelo programa. Desse modo, foi criado um roteiro com perguntas e respostas para que os ex-petianos respondessem, evidenciando o laço que alguns ainda possuem com o programa em diferentes gerações. Evidenciou-se que o Programa de Educação Tutorial em Geografia da UFR tem contribuído para a formação de profissionais e docentes qualificados, e cumprido os seus objetivos.