TEORIA ANTICOLONIAL E CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO

Autores

  • José Roberto Nunes de Azevedo FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v10-n2-2019-50761

Palavras-chave:

Educação; Escola Pública; Teoria Anticolonial; Currículo; Políticas educacionais.

Resumo

A reflexão acerca da escola pública à luz das políticas públicas empreendidas pela União, estados e municípios é um ponto necessário para apreendermos as formas pela qual são conduzidas a formação dos alunos na educação básica.  Para alcançar o objetivo lançamos mãos de metodologia qualitativa baseada na leitura de documentos institucionais voltados à seara educacional e revisão bibliográfica em torno do assunto proposto e, por outro lado, da experiência e participação no âmbito escolar na última década no Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. As primeiras pistas da investigação em andamento nos leva a perceber que há um longo caminho a se percorrer no que tange ao alcance de melhores condições de aprendizagem e superação do fracasso escolar tanto no Estado de São Paulo como no Brasil, muito embora haja um quadro bastante desigual quando considera-se os resultados da educação escolar pública.

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Publicado

2020-12-20

Como Citar

Azevedo, J. R. N. de. (2020). TEORIA ANTICOLONIAL E CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 10(2), 3–20. https://doi.org/10.14393/OREG-v10-n2-2019-50761

Edição

Seção

Artigos