TEORIA ANTICOLONIAL E CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v10-n2-2019-50761Palavras-chave:
Educação; Escola Pública; Teoria Anticolonial; Currículo; Políticas educacionais.Resumo
A reflexão acerca da escola pública à luz das políticas públicas empreendidas pela União, estados e municípios é um ponto necessário para apreendermos as formas pela qual são conduzidas a formação dos alunos na educação básica. Para alcançar o objetivo lançamos mãos de metodologia qualitativa baseada na leitura de documentos institucionais voltados à seara educacional e revisão bibliográfica em torno do assunto proposto e, por outro lado, da experiência e participação no âmbito escolar na última década no Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. As primeiras pistas da investigação em andamento nos leva a perceber que há um longo caminho a se percorrer no que tange ao alcance de melhores condições de aprendizagem e superação do fracasso escolar tanto no Estado de São Paulo como no Brasil, muito embora haja um quadro bastante desigual quando considera-se os resultados da educação escolar pública.