As histórias em quadrinhos brasileiras no ensino de geografia e a questão étnico-racial / The brazilian comics in teaching geography and ethnic and racial issue

Autores

  • Clézio dos Santos Instituto Multidisciplinar (IM), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ),

Resumo

O texto trabalha a questão étnico-racial com base na Lei 10.639/03, desconstruindo imagens negativas da Ãfrica e valorizando o afro-brasileiro no ensino de geografia por meio de uma proposta de projeto educacional, tendo como referenciais teórico: Hall (2003, 2005), Santos (2007, 2011) e Lopes (2012). O projeto Os super-heróis negros nas histórias em quadrinhos brasileiras é voltado para o ensino médio e procura ressaltar a necessidade de uma educação para a igualdade racial. O projeto de geografia discute a identidade dos super-heróis negros nas histórias em quadrinhos brasileiras. Na análise das histórias em quadrinhos sobre a questão afro-brasileira, podemos observar principalmente obras com preocupação com uma análise histórica baseada em um ponto de vista militante e engajada com a causa da recuperação de uma história afrodescendente verossímil: a construção de um maior respeito pela herança de sofrimentos e lutas do povo afro-brasileiro, por respeito ao seu espaço na sociedade brasileira, bem como obras que permitem a divulgação da cultura afro-brasileira para um público mais amplo. O ensino de geografia colabora por meio das HQs sobre a questão étnico-racial com o rompimento dos modelos orientados historicamente de forma eurocêntrica e hegemônica e colabora na construção de uma educação étnico-racial nas escolas brasileiras de forma igualitária onde a História e a Cultura Africana e Afro-Brasileira estejam presentes colaborando diretamente com a construção da identidade destes sujeitos.

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

Santos, C. dos. (2018). As histórias em quadrinhos brasileiras no ensino de geografia e a questão étnico-racial / The brazilian comics in teaching geography and ethnic and racial issue. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 7(18). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/45838

Edição

Seção

Artigos