O estágio supervisionado de geografia como projeto de intervenção pedagógica. / The teaching geography stage as a pedagogic intervention projectthe teaching geography stage as a pedagogic intervention project
Resumen
Este artigo aborda a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado no curso de
Geografia da Universidade Federal de Goiás. Ao longo do texto, atribui-se especial atenção ao
projeto de intervenção desenvolvido junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio de um
colégio público de Goiânia-GO. O uso de metodologias de ensino interativas, atrativas e que
possibilitem o trabalho em grupo constituiu-se como o tema motivador do projeto. Escolheuse
utilizar o teatro para ensinar a paisagem por acreditar que este é um recurso de fácil acesso,
além de ser uma experiência cultural divertida. A realização do projeto pautou-se na
elaboração e execução de um plano de ensino que abordou o conteúdo paisagem chinesa
através do uso do teatro como principal procedimento de ensino. Dentre os resultados obtidos
destaca-se o aprimoramento da formação docente a partir da vivência na sala de aula da escola
pública, bem como das discussões pautadas na teoria e na prática.