A REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL 7º ANO

Autores

  • Ana Sarah dos Passos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Luciene do Nascimento da Cruz Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Região; Ensino Fundamental 7º ano; Currículo Referência de Minas Gerais; BNCC; Livro Didático.

Resumo

O presente artigo objetiva fazer uma análise do conteúdo de região na Geografia no livro didático “Expedições Geográficas” (2018) manual do professor do 7º ano do ensino fundamental e vislumbra evidenciar como o conteúdo é apresentado para os docentes e posteriormente repassado aos discentes. A Metodologia para elaboração da pesquisa foi a Pesquisa Qualitativa associada a Pesquisa Bibliográfica para aprofundar a respeito da temática e Pesquisa Descritiva para a realização da análise dos livros didáticos. Identificando possíveis lacunas, que possam comprometer o ensino-aprendizagem, pois o conteúdo de região na Geografia no ensino fundamental ser o aporte para a formação dos alunos, devido permitir a compreensão do espaço geográfico e as relações existentes entre os diversos elementos que o compõem. Para fundamentar nosso estudo utilizamos três pilares na pesquisa sendo estes o Currículo Referência de Minas Gerais (2018) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e o livro didático “Expedições Geográficas” (2018).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sarah dos Passos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ

Luciene do Nascimento da Cruz, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista da Fundação de Amparo à
Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Downloads

Publicado

2023-10-12

Como Citar

dos Passos, A. S., & do Nascimento da Cruz, L. (2023). A REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL 7º ANO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70897

Edição

Seção

Artigos