CADÊ A GEOGRAFIA QUE ESTAVA AQUI? EJA TEC EM GOIÁS E A ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS

Autores

  • Ana Lúcia da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Antonio Carlos Freire Sampaio Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

EJA; EJA TEC; Ciências Humanas; Geografia.

Resumo

No segundo semestre de 2019 a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO) implantou, em 9 escolas polos distribuídas em diferentes regiões do estado, o chamado Projeto EJA TEC caracterizado como Educação de Jovens e Adultos a Distância, destinado aqueles que buscam a conclusão da Terceira Etapa (correspondente ao Ensino Médio). Essa proposta, segundo a SEDUC-GO, visa ampliar as possibilidades para que o aluno possa ter flexibilidade de horários o que nem sempre é possível na modalidade presencial. No presente texto iremos destacar a forma abrupta com que esse projeto foi implantado e vem sendo ampliado progressivamente na rede estadual, o fechamento de turmas presenciais e o esvaziamento dos conteúdos geográficos na área das Ciências Humanas. Utilizamos como percurso metodológico a leitura de artigos, teses, textos que abarquem a temática, análise de leis federais e estaduais que regulamentam a oferta da EaD na Educação Básica e os dados educacionais divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), bem como a matriz de competências e habilidades da área de Ciências Humanas e os módulos presentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), contendo textos acerca dos temas que serão trabalhados no decorrer do semestre letivo.

Biografia do Autor

  • Ana Lúcia da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia
    (PPGEO-UFU). Professora de Geografia pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Membra do
    Fórum Goiano de EJA

  • Antonio Carlos Freire Sampaio, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Atualmente, na Universidade Federal de Uberlândia, é professor nas áreas de Cartografia, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Georreferenciamento, do Curso de Geografia e outros e pesquisa Cartografia Escolar, Educação Inclusiva e o uso da Estatística e do Geoprocessamento aplicados à Saúde e à Inclusão Escolar. Graduação: Licenciatura em Geografia pela Faculdade Católica de Uberlândia (2007), Licenciatura em Ciências - Matemática pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1990), Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia (1988), Bacharel em Administração pela Faculdades Integradas Moacyr Sreder Bastos (1978) e Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1976). Mestrado: Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1993). Doutorado: Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (2000) e Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006)

Downloads

Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CADÊ A GEOGRAFIA QUE ESTAVA AQUI? EJA TEC EM GOIÁS E A ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS. (2023). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70896