A PRESENÇA INDÍGENA NOS CADERNOS DE GEOGRAFIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Autores

  • Abimael Carvalho da Rocha Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Lei 11645/2008, Povos Indígenas, Ensino Médio, livro didático.

Resumo

A Lei 11645/2008 trouxe a obrigatoriedade de se trabalhar em sala de aula a cultura e história dos povos indígenas e negros, legislação de extrema importância para o combate ao preconceito e à discriminação, tem enorme potência na construção de uma sociedade justa e democrática, pois contempla uma parcela significativa da população que até então estava sob negligência dentro e fora da sala de aula, contribuindo para a perpetuação de desigualdades e discriminações. A análise dos materiais didáticos de geografia do primeiro ano do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo se justifica por oferecer oportunidade para entendermos como se comtemplam essa legislação, o objetivo desse estudo é a verificação crítica da qualidade da abordagem dos povos indígenas nos Cadernos do Professor, que, possui um correspondente Caderno do Aluno, subsidia e orienta o trabalho pedagógico, e ainda possui desdobramentos nas avaliações institucionais dessa secretaria. A metodologia baseou-se nos estudos da bibliografia sobre a abordagem dos povos indígenas em materiais didáticos, o que possibilitou a construção de um parâmetro qualitativo de análise para ser aplicado no material. O resultado demonstra incompletude de uma abordagem significativa e de qualidade neste material didático amplamente utilizado nesta rede de ensino, durante todo o ano letivo há apenas uma situação de aprendizagem direcionada ao tema, superficial, com baixa problematização, que necessita de docentes com boa formação para tratar do assunto de forma a superar esse problema latente, perpetuador de injustiças, na sociabilidade brasileira e construir uma sociedade empática, justa e igualitária. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abimael Carvalho da Rocha, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Carvalho da Rocha, A. (2023). A PRESENÇA INDÍGENA NOS CADERNOS DE GEOGRAFIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70894

Edição

Seção

Artigos