CONCESSÕES E PEDAGIAMENTO DE RODOVIAS: OS IMPACTOS TERRITORIAIS E TRIBUTÁRIOS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE RIBEIRÃO PRETO (SP – BRASIL)

Autores

  • Caio Bernardo Gomes UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Rio Claro
  • Fabrício Gallo UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Rio Claro

Palavras-chave:

Concessões de rodovias, Municípios paulistas, ISSQN, Usos do território

Resumo

Este estudo se volta para o movimento de concessões de rodovias do estado de São Paulo e buscamos analisar os processos de concessões rodoviárias e os usos do território por parte das empresas concessionárias na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (SP). A inserção de empresas nesse setor gerou um significativo realce fiscal para alguns municípios paulistas, tendo em vista que essas, segundo estabelecidos em contratos, são obrigadas a repassar 5% do valor bruto de suas receitas com pedágio para os munícipios lindeiros às rodovias concessionadas, através do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Entendemos que o atual processo de concessões dos serviços rodoviários, potencialmente, pode estabelecer um desequilíbrio tributário entre municípios, sobretudo entre os menores e com menor dinamismo econômico, tendo em vista que nem todos os municípios de uma determinada região têm acesso possuem rodovias em seus limites.

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Biografia do Autor

Caio Bernardo Gomes, UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Rio Claro

Mestrando em Geografia no Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Rio Claro.

Fabrício Gallo, UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Rio Claro

Pesquisador do CNPq e docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Rio Claro.

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Publicado

2023-10-12

Como Citar

Gomes, C. B., & Gallo, F. (2023). CONCESSÕES E PEDAGIAMENTO DE RODOVIAS: OS IMPACTOS TERRITORIAIS E TRIBUTÁRIOS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE RIBEIRÃO PRETO (SP – BRASIL). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/69141

Edição

Seção

Artigos