Os supermercados de vizinhança como referência de comércio e consumo e seus impactos na mobilidade urbana / The neighborhood supermarkets as reference for trade and consumption and its impacts on urban mobility

Autores

  • Marcos Roberto Alves da Silva Faculdade de Gestão e Negócios / UFU

Resumo

Busca-se demonstrar neste trabalho a importância do auto-serviço, de modo especial os
supermercados, para o abastecimento varejista no Brasil, mas por outro lado, discutir também
os impactos desse empreendimento quando não são implementadas ações que venham mitigar
seus impactos ambientais. Apresenta-se a evolução do Comércio e Consumo do espaço e no
espaço focado no auto-serviço principalmente na região do Triângulo Mineiro. Utiliza-se
como base uma pesquisa empírica efetuada nos municípios de Araguari-MG e Itumbiara-GO
em 2009. Com a pulverização dos supermercados de vizinhança os mesmos foram e são
direcionados para locais estratégicos no sentido de se aproximar do público consumidor. No
entanto, ao transformarem-se em pólos geradores de tráfego, muitas vezes não planejam
minimamente ações redutoras dos impactos ambientais, resultando em conflitos que
necessitam de intervenções urgentes por parte do poder público, com ações de
regulamentação, planejamento e fiscalização. Enfatiza ainda a importância dos instrumentos
de gestão do espaço público, como o plano diretor e o plano de uso e ocupação do solo.
Demonstra também a importância da participação do cidadão no sentido de cobrar
permanentemente uma postura de responsabilidade das empresas, governos e consumidores.
Busca alertar contra o consumismo desenfreado preconizado pelas mensagens publicitárias,
através do desenvolvimento da capacidade crítica. Ressalta a importância dos governos em
garantir, por meio de políticas públicas, que os pólos geradores de tráfego minimizem seus
impactos ambientais, buscando a acessibilidade em cidades cada vez mais sustentáveis e
inclusivas.

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

Silva, M. R. A. da. (2018). Os supermercados de vizinhança como referência de comércio e consumo e seus impactos na mobilidade urbana / The neighborhood supermarkets as reference for trade and consumption and its impacts on urban mobility. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 2(4). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/44196

Edição

Seção

Artigos