Seção temática V11
Caros, estamos recebendo os artigos para a seção temática do volume 11 da Revista GTLex. O prazo para submissão é 30.06.2026. Submeter o artigo diretamente para a seção LÉXICO(S), ACESSIBILIDADE(S) TEXTUAIS E SUAS INTERFACES.
Continuamos recebendo outros artigos, para as seções abertas, em fluxo contínuo.
LÉXICO(S), ACESSIBILIDADE(S) TEXTUAIS E SUAS INTERFACES
Organizadores
Adriana Cristianini – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Celina Abbade – Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Eduardo Felipe Felten – Universidade de Brasília – UnB
Maria José Bocorny Finatto – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Ementa
Embora as universidades do Brasil se destaquem pela alta produtividade e qualidade de artigos e trabalhos acadêmicos, fora das universidades, a maior parte das pessoas enfrenta barreiras para compreender os seus conteúdos, mesmo no caso de publicações em português que tenham como objetivo a divulgação para leigos. É fundamental destacar que, quando consideramos a comunidade surda usuária da Língua Brasileira de Sinais (Libras), essas barreiras se tornam ainda mais complexas, envolvendo não apenas a compreensão textual, mas também o acesso a conteúdo científicos em sua primeira língua. Por outro lado, vivemos uma infodemia alavancada pelo uso de redes sociais via telefones celulares e rede sociais. Todos os dias, em linguagem bastante acessível e fácil de entender, somos expostos a muitas mídias sociais repletas de “novidades científicas”, infelizmente várias associadas à desinformação. Na área da Saúde e mesmo em temas de Utilidade Pública e Cidadania, o letramento e a compreensão inadequadas dessas produções de origem científica, seja nas línguas orais ou nas línguas de sinais, podem prejudicar o acesso a informações cruciais e a adoção de práticas úteis para toda uma coletividade. Diante desse cenário, a simplificação e facilitação de textos e de conteúdos científicos, em diferentes formatos, suportes e cenários de ensino-aprendizagem, emerge como ferramenta de grande relevância, ajudando a promover a disseminação eficaz e consciente dos saberes e dos conhecimentos. Nesse contexto, este volume/edição da Revista GTLEX visa acolher artigos que, pela via dos estudos linguísticos do Léxico e de suas interfaces, tratem dos seguintes temas e/ou abordagens nas línguas orais ou de sinais:
- Acessibilidade Textual e Terminológica
- Linguagem Simples
- Linguagem Fácil e Leitura Fácil
- Tradução intralinguística
- Comunicação multimodal, alternativa e inclusiva
- Facilitação de informações científicas em Libras
- Estudos de complexidade e da simplificação textual em cenários de ensino-aprendizagem
- Acessibilidade(s) em Linguística de Corpus e Linguística Computacional
- Acessibilidade(s) promovidas e mediadas por ferramentas de Inteligência Artificial
- Tratamento informatizado de dados para facilitação da informação científica para leigos
- Outras áreas e/ou abordagens não contempladas

