Educação popular no cuidado integral ao usuário de álcool e outras drogas
um caminho possível
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-53296Palavras-chave:
Usuário de drogas, Saúde mental, Assistência integral à saúdeResumo
Este manuscrito diz respeito a uma pesquisa-ação e visa discutir o cuidado aos usuários do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas). A pesquisa aponta para a necessidade de fortalecimento da rede de cuidados a esses usuários e traz reflexões a respeito do “fazer” em saúde atualmente adotado pela sociedade e profissionais de saúde. Nesse sentido, os resultados indicam que uma atuação baseada nos princípios metodológicos da Educação Popular em Saúde surge como uma estratégia de transformação do modelo hegemônico, considerando-se a necessidade da população ou grupo a partir da realidade na qual se inserem e seus valores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, B.; SOUZA, L. A. P.; CUNHA, M. C. Experiência fonoaudiológica em um entro de atenção integral à saúde. In: LYKOUROPOULOS, C.;, HERRERO, E. Fonoaudiologia e saúde mental no trem da reforma. v. 1. São Paulo: Companhia Ilimitada, 2015. p. 51-64
ALVES, V. S. Modelos de atenção à saúde de usuários de álcool e outras drogas: discursos políticos, saberes e práticas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 11, p. 2309-2319, 2009. Doi: 10.1590/S0102-311X2009001100002.
AYRES, J. R. C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 336, de 19 de fevereiro de 2002a. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html. Acesso em 15 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 816, de 30 de abril de 2002b. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0816_30_04_2002.html. Acesso em: 15 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Brasília, DF: CNEPS, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação Nacional de DST/Aids. A política do Ministério da Saúde para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Brasília, DF: MS, 2003. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
CORTES, L. F. et al. Atenção a usuários de álcool e outras drogas e os limites da composição de redes. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 84-92, 2014. Doi: 10.5216/ree.v16i1.20279.
MARAVILHA, L. M. M. Desospitalizando: os limites do “psicossocial” na psicologia praticada nos CAPS. Psicologia & Saberes, Maceió, v. 1, n. 1, p. 64-68, 2012. Doi: 10.3333/ps.v1i1.47.
MIELKE, F. B. et al. Características do cuidado em saúde mental em um CAPS na perspectiva dos profissionais. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 265-276, 2011. Doi: 10.1590/S1413-81232009000100021.
REIS, B. M.; LIBERMAN, F.; CARVALHO, S. R. Das inquietações ao movimento: um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a clínica e uma dança. Interface, Botucatu, v. 22, n. 64, p. 275-284, 2018. Doi: 10.1590/1807-57622016.0448.
SANTOS, F. F.; FERLA, A. A. Saúde mental e atenção básica no cuidado aos usuários de álcool e outras drogas. Interface, Botucatu, v. 21, n. 63, p. 833-844, 2017. Doi: 10.1590/1807-57622016.0270.
soc., São Paulo, v. 13, n. 3, p. 16-29, 2004. Doi: 10.1590/S0104-12902004000300003.
STOTZ, E. N.; DAVID, H. M. S. L.; WONG-UN, J. A. Educação popular e saúde: trajetória, expressões e desafios de um movimento social. Revista APS, Juiz de Fora, v. 8, n. 1, p. 49-60, jun. 2005.
TEIXEIRA, J. K. S. Atenção à Saúde dos usuários de álcool e outras drogas na concepção dos profissionais. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
VARELA, D. S. S. et al. Rede de saúde no atendimento ao usuário de álcool, crack e outras drogas. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 296-302, 2016.
VASCONCELOS, E. M. Redefinindo as práticas de saúde a partir de experiências de educação popular nos serviços de saúde. Interface, Botucatu, v. 5, n. 8, p. 121-126, 2001. Doi: 10.1590/S1414-32832001000100009.
VASCONCELOS, E. M.; CRUZ, P. J. S. C.; PRADO, E. V. A contribuição da educação popular para a formação profissional em saúde. Interface, Botucatu, v. 20, n. 59, p. 835-838, 2016. Doi: 10.1590/1807-57622016.0767.
VASCONCELOS, E. M.; VASCONCELOS, M. O. D.; SILVA, M. O. A contribuição da educação popular para a reorientação das práticas e da política de saúde no Brasil. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Bahia, v. 24 n. 43, p. 89-106, 2015. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1311/886. Acesso em: 15 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.