A escrita como possibilidade de expressão infantil

uma experiência em um escola pública de Ituiutaba, Minas Gerais

Autores

  • Marina Muniz Monteiro de Barros Soares Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Duarte Araújo Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-52815

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Escrita, Expressão, Educação, Formação docente

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado durante o estágio supervisionado realizado no curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. A partir das observações realizadas no estágio, sentimos a necessidade de propiciar às crianças uma atividade de escrita significativa, o que leva a experiências para ressignificar a escrita como algo prazeroso e uma forma de expressão. A partir disso, trabalhamos a ideia do “Livro dos Sentimentos”, confeccionado com os escritos e desenhos feitos pelos alunos, cujo processo será relatado ao longo deste texto. A atividade foi desenvolvida com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal em Ituiutaba, Minas Gerais. Participaram da construção do livro, vinte e seis crianças com faixa etária entre 8 e 9 anos de idade. Em linhas gerais, identificamos que essa experiência realizada em uma escola pública contribuiu sobremaneira para a nossa formação, pois nos permitiram revisitar conceitos relativos à infância e ao processo de aprendizagem da escrita. Assim, a construção e a execução deste projeto foram primordiais por possibilitarem a oportunidade de pensar e planejar ações que contribuíssem de fato com a realidade analisada.

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Biografia do Autor

Marina Muniz Monteiro de Barros Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI).

Fernanda Duarte Araújo Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora adjunto da Faculdade de Educação na mesma instituição, Campus Pontal; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI). 

Referências

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Publicado

23-11-2020

Como Citar

SOARES, M. M. M. de B.; SILVA, F. D. A. . A escrita como possibilidade de expressão infantil: uma experiência em um escola pública de Ituiutaba, Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 244–256, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52815. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52815. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência