Pedagogia freireana na perspectiva da educomunicação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48040

Palavras-chave:

Educação crítica, Educomunicação popular, Pedagogia freiriana, Método de ensino

Resumo

Este artigo aborda os pressupostos da educomunicação e analisa sua relação com a pedagogia de Paulo Freire. A questão-problema é definir como a concepção de educomunicação de Mario Kaplún se relaciona com os princípios da pedagogia dialógica, crítica e emancipatória de Paulo Freire. O artigo faz uso da técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Também contribuíram para a escrita do artigo, as ações de educomunicação popular realizadas com a comunidade. Não é um estudo comparativo, mas sim uma reflexão sobre como a educação popular está presente nos projetos de educomunicação, considerando que o conteúdo é construído a partir da problematização do sujeito ou da comunidade. A realidade vivida na luta cotidiana é tema gerador, relevante e base de uma ação de educomunicação popular.

 

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Biografia do Autor

Merli Leal Silva, Universidade Federal do Pampa

Pós-doutora em Educomunicaçao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Referências

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

SILVA, M. L. Pedagogia freireana na perspectiva da educomunicação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 4–19, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-48040. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48040. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais