Pedagogia freireana na perspectiva da educomunicação popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48040Palavras-chave:
Educação crítica, Educomunicação popular, Pedagogia freiriana, Método de ensinoResumo
Este artigo aborda os pressupostos da educomunicação e analisa sua relação com a pedagogia de Paulo Freire. A questão-problema é definir como a concepção de educomunicação de Mario Kaplún se relaciona com os princípios da pedagogia dialógica, crítica e emancipatória de Paulo Freire. O artigo faz uso da técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Também contribuíram para a escrita do artigo, as ações de educomunicação popular realizadas com a comunidade. Não é um estudo comparativo, mas sim uma reflexão sobre como a educação popular está presente nos projetos de educomunicação, considerando que o conteúdo é construído a partir da problematização do sujeito ou da comunidade. A realidade vivida na luta cotidiana é tema gerador, relevante e base de uma ação de educomunicação popular.
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Referências
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