Pedagogia freireana na comunicação: diversidade e saúde

Autores

  • Merli Leal Silva Universidade Federal do Pampa
  • Dora Bragança Castagnino Pátua Comunicaçao Responsável

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n22013-art06

Palavras-chave:

Publicidade, Saúde, Gênero, Pedagogia Freireana, Diversidade Sexual

Resumo

Este trabalho descreve e analisa os processos de construção de campanha publicitária criada coletivamente por movimentos sociais, universidade e agência de propaganda, integrando saúde, gênero e comunicação. O foco é a saúde de mulheres, no contexto de uma campanha a ser veiculada em meios alternativos pelo movimento social Liga Brasileira de Lésbicas (LBL). Este trabalho problematiza a questão, apontando dados e pesquisas realizadas sobre saúde feminina, e apresenta o percurso metodológico freireano possível para a criação de materiais de comunicação para públicos específicos. A base bibliográfica referencial é o método de educação popular de Paulo Freire e os Estudos Culturais de Raymond Willians, autores fundamentais para a descrição do método freireano para a criação de campanhas de publicidade em saúde

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Biografia do Autor

Merli Leal Silva, Universidade Federal do Pampa

Professora ajunta da Universidade Federal do Pampa e coordenadora do projeto de extensão pedagogia freireana

Dora Bragança Castagnino, Pátua Comunicaçao Responsável

Graduada em Comunicaçao pela ESPM-RS, especialista em artes visuais e sócia da Patua Responsável. Diretora de arte.

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Publicado

06-12-2013

Como Citar

SILVA, M. L.; CASTAGNINO, D. B. Pedagogia freireana na comunicação: diversidade e saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 78–90, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n22013-art06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23076. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais