Formação integral nas residências multiprofissionais em saúde: uma experiência junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Autores

  • Ana Carolina de Moraes Teixeira Vilela Dantas Universidade Federal de Pernambuco
  • Ilka Veras Falcão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art01

Palavras-chave:

Educação Permanente, Educação Popular, Saúde do Campo, Movimento Social, SUS

Resumo

Entre as estratégias da Política Nacional de Educação Permanente (2009), está a expansão ou a implantação de Programas de Residência Multiprofissional como proposta de educação em serviço, na lógica da interdisciplinaridade, visando à integralidade da atenção à saúde dos usuários. A partir do desenvolvimento de um projeto de extensão junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), analisou-se a contribuição da experiência interdisciplinar de educação popular e de práticas de saúde no campo, em um assentamento, para a formação de residentes de programas de residência multiprofissional em saúde. A pesquisa é de abordagem qualitativa, utilizando-se métodos da análise documental e da aplicação de um grupo focal com oito residentes membros do projeto. Observou-se que o projeto contribuiu para o aprimoramento das práticas em saúde, ampliou o escopo teórico-prático da educação popular, da clínica ampliada, integralidade, participação popular e promoção da saúde. Faz-se necessário, portanto, garantir ao trabalhador espaços possíveis de produção do cuidado, nos quais o aprendizado envolva as diferenças culturais, e atuem na perspectiva de uma educação humanizadora, crítica, reflexiva e voltada para a formação integral, autônoma e comprometida com a efetivação do Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Moraes Teixeira Vilela Dantas, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional da mesma instituição.

Ilka Veras Falcão, Universidade Federal de Pernambuco

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Saúde Pública - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz e Professora Adjunto do Deptº de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

30-12-2014

Como Citar

DE MORAES TEIXEIRA VILELA DANTAS, A. C.; VERAS FALCÃO, I. Formação integral nas residências multiprofissionais em saúde: uma experiência junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 10–24, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26689. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais