Gêneros orais do contexto acadêmico no ensino de português como língua adicional:

desenvolvimento de material didático

Autores

  • Carolina Vianini Universidade Federal de São João del Rei
  • Hiago Higor de Lima Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.45348

Palavras-chave:

Português como Língua Adicional, Materiais didáticos, Formação de professores de línguas, IsF

Resumo

O artigo relata o processo de desenvolvimento de material didático para o ensino específico de português como língua adicional (PLA), tendo como aporte a proposta pedagógica de implementação de gêneros em sala de aula de língua inglesa para fins específicos (RAMOS, 2004). Seguindo, ainda, a dinâmica sugerida por Silva; Leurquin (2014) de elaboração de material didático, desenvolveu-se uma unidade didática em torno do gênero apresentação oral, utilizada com alunos estrangeiros intercambistas inscritos em cursos do Idiomas Sem Fronteiras – Português (IsF-Português) da Universidade Federal de São João del-Rei - MG. Considerando-se a importância e a carência do trabalho com gêneros orais em sala de aula de línguas estrangeiras, busca-se refletir sobre as implicações do desenvolvimento de material com fins específicos para o processo de ensino-aprendizagem de PLA no contexto universitário, bem como para a formação inicial do professor.

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Biografia do Autor

Carolina Vianini, Universidade Federal de São João del Rei

Professora do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ. Coordenadora Institucional Programa Idiomas sem Fronteiras - UFSJ Coordenadora Pedagógica Programa Flagship Português - UFSJ/ UGA Coordenadora Geral Programa ETAs

Hiago Higor de Lima, Universidade Federal de São João del Rei

Mestrando em Letras - Português/ Inglês da UFSJ. Bolsista de Iniciação Científica PIIC- UFSJ (Programa Institucional de Iniciação Científica) Professor de PLA do Programa Idiomas sem Fronteiras na UFSJ.

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

VIANINI, C.; DE LIMA, H. H. Gêneros orais do contexto acadêmico no ensino de português como língua adicional: : desenvolvimento de material didático. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 407–427, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.45348. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45348. Acesso em: 22 dez. 2024.