Epistemologia, Currículo e Formação Continuada de Professores de Ciências

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Paulo Sérgio Araújo da Silva

Resumo

Este trabalho trata de investigação desenvolvida durante processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas Química, Biologia, Física e Ciências da Educação Básica) em uma universidade pública. Consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. A análise do conjunto de materiais produzidos sinaliza que a ação recursiva da memória, estimulada a partir de discussões epistemológicas no presente, potencializou as reflexões docentes em quatro dimensões principais: Ético-política; Curricular, Metodológica e Afetiva, a discussão empreendida neste artigo se refere à dimensão curricular.

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Como Citar
Silva , P. S. A. da . (2020). Epistemologia, Currículo e Formação Continuada de Professores de Ciências. Ensino Em Re-Vista, 27(1), 253–278. https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-11
Seção
Dossiê O caminho se faz caminhando: formação docente no fazer e refazer

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