O conceito de trabalho na perspectiva de crianças e adolescentes: uma análise a partir da teoria piagetiana
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A evolução do conhecimento social, utilizando o método clínico piagetiano, tem sido estudada com o objetivo de verificar como as crianças e adolescentes representam o mundo à sua volta. Partindo da indagação: "quais as representações de crianças e adolescentes sobre trabalho?" objetivou-se, nesse estudo, buscar a gênese do conceito de trabalho, analisando essas representações ao longo do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por meio das entrevistas clínicas realizadas com 60 sujeitos, obteve-se 4 níveis de conhecimento, identificando desde as ideias de que o trabalho é comprado, indo para uma noção de que é necessário à sobrevivência humana até as relações sociais de trabalho e de formação necessária para exercício profissional. Demonstrou-se que este tipo de conhecimento é construído e coerente com a estrutura cognitiva, influenciados pelo meio social, mas não determinadas por ele.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.CARMO, P.S. A ideologia do trabalho. 15. ed. São Paulo: Moderna, 2005.
CRUZ, S. H. V. A criança fala:a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.
CHAKUR, C.R.S.L. O social e o lógico-matemático na mente infantil:cognição, valores e representações ideológicas. São Paulo: Arte e Ciência. 2002.
DELVAL, R.Algumas reflexiones sobrelos derechos de los niños. Infância y sociedad, Madrid, n. 27/28, p. 14-41, 1994.
______.Introdução à prática do método clínico:descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ENESCO, I.; NAVARRO, I. La comprensión de la organización social en niños y adolescentes.Madrid: CIDE. 1995.
LA TAILLE, I . Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget. In: Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LEI n.8.069, de 13 de julho de 1990. “Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências”. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 16 de julho de 1990.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MIGEOTTE, L. Os filósofos gregos e o trabalho na antiguidade. In: MERCURE, D.; SPURK, J. (orgs). O trabalho na história do pensamento ocidental. Petrópolis: Vozes, 2005.
MORIN, E. Os sentidos do trabalho. In: WOOD, T. (Ed.). Gestão empresarial: o fator humano. São Paulo: Atlas, 2002. p. 13-34.
______., TONELLI, M. J.; PLIOPAS, A. O trabalho e seus sentidos. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, n. 19 (Especial), p. 47-56, 2007.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis:Vozes, 1971. (ed. orig. 1970).
______. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
______.Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira, 1976.
______. Biologia e conhecimento. 2.ed. Petrópolis:Vozes, 1996. (ed. orig. 1967).
______. A linguagem e o pensamento da criança. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (ed. orig. 1966).
______. A representação do mundo na criança. São Paulo: Idéias e letras, 2005. (ed. orig. 1926).
______.Seis estudos de psicologia.24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. (ed. orig. 1964).
______.INHELDER, B. A psicologia da criança. 2.ed. Riode Janeiro: Difel, 2006. (ed. orig. 1968).
SALAMITO, J. M. Trabalho e trabalhadores na obra de Santo Agostinho. In: MERCURE, D.; SPURK, J. (orgs). O trabalho na história do pensamento ocidental. Taborda. Petrópolis: Vozes, 2005.
SALLES, L. M. F. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos de psicologia, Campinas, v. 22, n. 1., jan./mar., 2005.
RAMALHO, J. R; SANTANA, M. A. Sociologia do trabalho no mundo contemporâneo.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
WADSWORTH, B. Piaget para o professor da pré-escola e o 1ºgrau. São Paulo: Pioneira, 1987.