A linguagem mediadora em diálogos para o ensino do ato de ler textos científicos no ensino fundamental

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Vanessa Alves do Prado
Dagoberto Buim Arena

Resumo

Este artigo analisa algumas ações de mediação de linguagem realizadas por uma professora, com a leitura de um texto de gênero científico por crianças de terceiro ano, do ensino fundamental em uma escola estadual do interior paulista. O objetivo é de compreender como essas mediações culturais provocam o desenvolvimento das crianças. Os dados foram analisados de acordo com a metodologia de análise microgenética, proposta por Góes, segundo os pressupostos de mediação de Vygotski, Leontiev e Duarte, os de gênero científico e princípios bakhtinianos de linguagem, e também os de autores que estudam o ato de ler textos. As conclusões indicam que as ações de mediação de linguagem da professora para ensinar atos de leitura de textos científicos, contribuem para o desenvolvimento do processo de humanização das crianças, porque elas têm a oportunidade de aprender como ler, para que ler e quando ler um texto científico.

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Como Citar
do Prado, V. A., & Arena, D. B. (2017). A linguagem mediadora em diálogos para o ensino do ato de ler textos científicos no ensino fundamental . Ensino Em Re-Vista, 1(1), 36–60. https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-2
Seção
DOSSIÊ

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