ANÁLISE FISIOGRÁFICA DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DA VÉSTIA, SELVÍRIA - MS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144616820Palavras-chave:
Enchentes, drenagem, geoprocessamentoResumo
As atividades antrópicas sem planejamento adequado produzem uma série de riscos e impactos para os componentes ambientais. Desta forma, o processo de caracterização fisiográfica atua como ferramenta essencial no processo de determinação dos parâmetros físicos, podendo ainda auxiliar na avaliação ambiental das bacias hidrográficas. O objetivo do presente trabalho foi determinar os parâmetros fisiográficos na Microbacia do Córrego da Véstia, com o intuito de fornecer subsídios para o planejamento e gestão dos recursos hídricos desta microbacia, proporcionando com isso uma utilização mais sustentável dos mesmos. Os resultados obtidos demonstram que a Microbacia do Córrego da Véstia, pode ser classificada como "parcialmente sujeita a enchentes" segundo os valores obtidos para os parâmetros Kc, Kf e Ic. Para a Densidade de Drenagem conclui-se que a mesma esta pouco propensa a ação dos processos erosivos naturais. Com relação às ramificações, a microbacia foi classificada com 2ª ordem, apresentando um sistema de drenagem pouco ramificado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Fabricio Lopes de Macedo, Hélio Ricardo Silva, Ricardo Antonio Ferreira Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.