AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS TRILHAS DA RPPN PANGA - UBERLÂNDIA/MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113416214Palavras-chave:
planejamento de trilhas, Unidade de Conservação, Plano de ManejoResumo
A Estação Ecológica do Panga (EEP), é uma Unidade de Conservação na categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Ela pertence à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possuindo 409,5 ha, e não conta com Plano de Manejo, o que dificulta a visitação, tanto dos acadêmicos quanto da comunidade no geral; apresenta fitofisionomias de Cerrado em interessante estado de conservação. O objetivo desta pesquisa foi analisar qualitativamente as trilhas presentes na EEP e, assim, contribuir para o estabelecimento de estratégias de visitação visando a sensibilização da comunidade em relação aos Cerrados e também buscar melhores condições de manejo para a EEP. Os procedimentos foram baseados em trabalho de campo, produção de mapas georreferenciados, e análise qualitativa das trilhas. Foi possível constatar que algumas das trilhas encontram-se em bom estado de conservação, enquanto outras estão tomadas pela vegetação. Em todos os casos, não há placas de sinalização nem de identificação da fitofisionomia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Douglas Gomes dos Santos, Marcelo Lopes Rabelo Zuza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.