O MOVIMENTO COOPERATIVISTA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103015841Palavras-chave:
cooperativismo, organização social, produção familiar,Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender o processo de formação e desenvolvimento do movimento cooperativista, em especial, do cooperativismo agropecuário no Brasil. Busca-se analisar, ainda, a função do cooperativismo no processo de acumulação capitalista no campo e a conseqüente diferenciação dos produtores cooperados. Para isso, foram delimitados quatro cortes temporais, a saber: surgimento e consolidação do cooperativismo no Brasil (1889-1930), desenvolvimento e consolidação do cooperativismo agropecuário (1930-1964), cooperativismo agropecuário empresarial no Brasil (1970-1980) e abertura e integração cooperativista (1988- atual). A partir dessa periodização e da realidade do cooperativismo agropecuário na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, foram traçadas as reflexões e análises aqui apresentadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Murilo Mendonça Oliveira Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.