LOGÍSTICA DE TRANSPORTES E MODERNIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: A IMPORTÂNCIA DOS PLANOS VIÁRIOS NACIONAIS PARA A EFETIVAÇÃO GEOESTRATÉGICA DA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO/ALTO PARANAÍBA

Autores

  • Mauricio Aquilante Policarpo Universidade Federal de Uberlândia
  • Rita de Cássia Martins de Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206940494

Palavras-chave:

Formação territorial., Logística de transportes., Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as influências dos Planos Viários Nacionais de 1874 a 1951 na organização geoestratégica da mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste do Estado de Minas Gerais, uma vez que estes foram fundamentais para a instalação de uma dinâmica territorial com consequências diretas sobre o interior do país, os quais inseriram essa mesorregião em uma condição estratégica de integração. A atenção principal do trabalho centra-se sobre os planos projetados e/ou implementados durante a Primeira República e a Era Vargas, tendo-se como pressuposto que os mesmos se constituíram em aportes fundamentais para o desenho das redes viárias modernas construídas após a década de 1950. Para tanto, o artigo estrutura-se a partir do levantamento e análise dos planos viários do período em evidência. Paralelamente à compreensão do contexto que deu origem a esses planos, analisa-se as estratégias locais adotadas no sentido de criar para a região do Triângulo Mineiro uma dinâmica específica centrada na logística de transportes. A compreensão do processo de instalação dos sistemas viários na região é um ponto chave para compreender o papel da dinâmica instalada no Triângulo Mineiro dentro do projeto do Estado Nacional para a articulação e modernização do território brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Aquilante Policarpo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando do Programa de Pós-Graduação vinculado ao Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor de Geografia - Colégio Nacional (Uberlândia)

Rita de Cássia Martins de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - Professor Associado 1

Possui mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico e Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento geográfico, geografia política, formação nacional e formação territorial do Brasil.

Downloads

Publicado

27-05-2019

Como Citar

AQUILANTE POLICARPO, M.; MARTINS DE SOUZA, R. de C. LOGÍSTICA DE TRANSPORTES E MODERNIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: A IMPORTÂNCIA DOS PLANOS VIÁRIOS NACIONAIS PARA A EFETIVAÇÃO GEOESTRATÉGICA DA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO/ALTO PARANAÍBA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 69, p. 1–19, 2019. DOI: 10.14393/RCG206940494. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40494. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos