EFEITO DA TEMPERATURA AMBIENTE CÃ?CLICA ELEVADA SOBRE A PROLIFERAÇÃO CELULAR DA MUCOSA DO INTESTINO DELGADO EM FRANGOS DE CORTE

Autores

  • MARCHINI, C.F.P., SILVA, P.L. FAMEV - UFU
  • NASCIMENTO, M.R.B.M. FAMEV - UFU
  • BELETTI, M.E., SILVA, N.M. FAMEV - UFU

Palavras-chave:

Desempenho, estresse ciclíco por calor, proliferação celular da mucosa intestinal, frango de corte

Resumo

Este estudo objetivou verificar os efeitos da temperatura ambiente cíclica elevada sobre a proliferação celular da mucosa intestinal de frangos de corte machos. Setenta pintos de corte Avian, machos foram alojados em gaiolas e divididos em dois grupos. O primeiro (grupo ST) foi submetido diariamente, durante uma hora, ou seja, das 12 às 13 horas, à temperatura ambiente elevada - 38ºC do primeiro ao 27º dia de idade e, 40ºC, do 28º ao 42º dia. O segundo mantido, durante 24 horas, em temperatura de conforto térmico (grupo TN) variando de 32 a 35ºC na primeira semana de idade, reduzida gradualmente, nas demais semanas, à 21ºC, de 36 a 42 dias. Cinco aves de cada grupo foram sacrificadas, semanalmente,por deslocamento cervical para retirada de fragmentos de duodeno, jejuno e íleo. Os fragmentos foram corados pela técnica imunoistoquímica do PCNA. Analisou-se digitalmente a porcentagem de células em proliferação celular na mucosa intestinal. Utilizou-se delineamento inteiramente ao acaso, num esquema fatorial 7x2 (sete idades: um, sete, 14, 21, 28, 35 e 42 dias de idade e dois grupos: ST e TN). Aplicou-se o de teste de Kolmogorov-Smirmov para verificar o comportamento de distribuição dos dados da proliferação celular. Para os parâmetros avaliados com distribuição normal de dados, as médias foram avaliadas pelo teste t, com significância de 5%; e para os de distribuição não-normal de dados, as médias foram avaliadas pelo teste de Wilcoxon com significância de 5%. As aves submetidas à temperatura ambiente elevada não apresentaram diferenças na porcentagem de células em proliferação na mucosa intestinal. Assim, a temperatura ambiente elevada não compromete a proliferação de células na mucosa intestinal de frangos de corte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-02-12

Como Citar

SILVA, P.L., MARCHINI, C.F.P., NASCIMENTO, M.R.B.M., e BELETTI, M.E., SILVA, N.M. 2008. “EFEITO DA TEMPERATURA AMBIENTE CÃ?CLICA ELEVADA SOBRE A PROLIFERAÇÃO CELULAR DA MUCOSA DO INTESTINO DELGADO EM FRANGOS DE CORTE”. Veterinária Notícias - Veterinary News 12 (2). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18713.

Edição

Seção

Artigos