VARIAÇÕES SAZONAIS NA ULTRA-ESTRUTURA DO DUCTO DEFERENTE DE CODORNA DOMÉSTICA (Coturnix coturnix)

Autores

  • Kátia Aparecida da Silva Viegas
  • Antonio Marcos Orsi unesp - botucatu
  • Raquel Fantin Domeniconi
  • Selma Maria Michelin Matheus
  • Bruno Cesar Schimming

Palavras-chave:

Ducto deferente, variabilidade sazonal, codorna

Resumo

O ducto deferente (DD) de codorna doméstica mostrou variações sazonais na ultra-estrutura do epitélio de revestimento tubular nas quatro estações do ano, sendo, contudo, mais marcantes no outono, que corresponde à fase quiescente, e na primavera, que é a fase ativa do ciclo testicular anual. Durante a quiescência outonal ocorreram redução do calibre e da luz tubular do DD e características de degeneração celular das células principais (P) do epitélio do DD. A fase ativa primaveril mostrou o calibre tubular e a dimensão luminal maiores do DD, ocorrendo grande estoque de material intra-luminal formado principalmente por espermatozoides. A ultra-estrutura do epitélio de revestimento do DD na fase ativa primaveril mostrou variabilidade das organelas citoplasmáticas relacionadas, principalmente, aos processos de síntese proteica e de endocitose. Contudo, foi observada uma maior quantidade de lisossomos no citoplasma apical de células P do DD na fase recrudescente do inverno, assim como uma escassez relativa de organelas citoplasmáticas e presença de células escuras na fase regressiva do verão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Orsi, unesp - botucatu

Formação em biomedicina pela UNESP/Botucatu, formação pós-graduada (mestrado e doutorado) pela USP/Ribeirão Preto; Livre Docência e Professor Titular na UNESP/Botucatu. Assessor adhoc da FAPESP, CNPq e CAPES na área de morfologia. Membro do Conselho Editorial da Anatomy Research International, NY, USA e membro do Who is who in medicine and health care New Jersey.

Downloads

Publicado

2013-01-11

Como Citar

Viegas, K. A. da S., Orsi, A. M., Domeniconi, R. F., Matheus, S. M. M., & Schimming, B. C. (2013). VARIAÇÕES SAZONAIS NA ULTRA-ESTRUTURA DO DUCTO DEFERENTE DE CODORNA DOMÉSTICA (Coturnix coturnix). Veterinária Notícias, 17(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18998