ESTRUTURA MICROSCÓPICA DO COMPLEXO TUBULAR: REDE TESTICULAR E DUCTOS EXCRETORES PROXIMAIS DO TESTÃ?CULO EM CODORNA DOMÉSTICA (Coturnix coturnix)

Autores

  • Antonio Marcos Orsi UNESP - IBB
  • Karina Simões Fundação de Tecnologia e Educação - Lins.SP
  • Raquel Fantin Domeniconi UNESP - Botucatu-SP
  • Selma Maria Michelin Matheus

Palavras-chave:

Testículos, ductos excretores, estruturas microscópicas, codorna doméstica

Resumo

A rede testicular em codorna constituiu-se de canais e câmaras epiteliais localizadas inicialmente no parênquima testicular do pólo cranial do testículo. Deste, a rede testicular (RT) continuou na estrutura da albugínea, adentrando a parte proximal da região epididimária (RE). Na RE houve continuidade entre os canais da RT e as passagens dos ductos eferentes proximais (DEP). Posteriormente, as passagens dos DEP continuaram-se, na RE, com os ductos eferentes distais (DED). Ambos os ductos eram revestidos por epitélio colunar pseudoestratificado, tendo células principais (P) e ciliadas (C). Proximalmente, na RE formou-se um complexo tubular RT (segmento-extracapsular) e DEP. Diferenças pequenas observaram-se nas estruturas da RT e dos DEP-DED, nas estações do ano. Foram mais marcantes na primavera e outono, eqüivalendo às fases ativa e quiescente do ciclo reprodutivo anual. Nestas fases do ciclo, diferenças significativas notaram- se na ultra-estrutura das células P e nos calibres tubulares, maiores na primavera e menores no outono. Na primavera, no citoplasma apical de células P notou-se maior complexidade organelar, inferindo-se a ocorrência de processos endocitóticos ativos. A quiescência outonal caracterizou-se por redução do calibre tubular dos DEP-DED; luz tubular vazia de espermatozóides; degenerações de organelas citoplasmáticas e "debridamentosâ€? citoplasmáticos apicais em células P e C.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-03-05

Como Citar

Orsi, A. M., Simões, K., Fantin Domeniconi, R., & Michelin Matheus, S. M. (2008). ESTRUTURA MICROSCÓPICA DO COMPLEXO TUBULAR: REDE TESTICULAR E DUCTOS EXCRETORES PROXIMAIS DO TESTÃ?CULO EM CODORNA DOMÉSTICA (Coturnix coturnix). Veterinária Notícias - Vet Not, 13(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18830

Edição

Seção

Artigos