Zoneamento Geoambiental no oeste do Rio Grande do Sul: um estudo em bacias hidrográficas em processo de arenização / Geoenvironmental Zoning in the west of Rio Grande do Sul: A study on Hydrographic Basins in sandy patch process
PDF

Como Citar

DE NARDIN, D.; ROBAINA, L. E. de S. Zoneamento Geoambiental no oeste do Rio Grande do Sul: um estudo em bacias hidrográficas em processo de arenização / Geoenvironmental Zoning in the west of Rio Grande do Sul: A study on Hydrographic Basins in sandy patch process. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 22, n. 3, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9941. Acesso em: 23 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como tema o zoneamento geoambiental de bacias hidrográficas afluentes do Rio Ibicuí, no sudoeste do Rio Grande do Sul. A metodologia empregada inclui mapeamentos temáticos, com o auxílio de SIGs (Sistemas de Informação Geográfica), e trabalhos de campo e de laboratório, que servem de base para o zoneamento. Os dados levantados indicam que as zonas de maior fragilidade ocorrem no Sistema Sanga da Areia, no qual se desenvolvem com frequência areais e voçorocas e onde se identificam os primeiros plantios de espécies arbóreas exóticas. Destaca-se a contribuição da vegetação nativa, sugerindo-se, de imediato, devido às pressões das monoculturas, a preservação da unidade butiá-anão, espécie endêmica do Bioma Pampa.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...