Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro: a contemporaneidade da resistência na baía de Guanabara - Brazil
PDF-pt
PDF-en (English)

Palavras-chave

Conflitos ambientais
Comperj
Baia de Guanabara
Resistência

Como Citar

GUERRA, W. de S. D. Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro: a contemporaneidade da resistência na baía de Guanabara - Brazil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31-2019-43277. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/43277. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro é um dos maiores empreendimentos no estado do Rio de janeiro. Desde a época do seu anuncio, em 2007, sempre foi considerado um problema para o meio ambiente e para populações que retiram da natureza o seu sustento, como os pescadores artesanais. A baia de Guanabara é o principal campo dos conflitos ambientais oriundos da indústria petroleira, não sendo diferente como Comperj. Os conflitos ambientais na baia de Guanabara já vem sendo amplamente debatido, entretanto, se fez necessário discuti-lo no contexto de arrefecimento do empreendimento, para trazer um panorama contemporâneo da resistência dos grupos contra-hegemônicos. Por meio de uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas e visitações de campo, foi possível constatar que mesmo com a desaceleração do empreendimento, o mesmo ainda é visto como uma ameaça para o entorno.

https://doi.org/10.14393/SN-v31-2019-43277
PDF-pt
PDF-en (English)

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...