Análise da eficiência dos Ecopontos a partir do georreferenciamento de áreas de disposição irregular de resíduos de construção e demolição
PDF

Palavras-chave

resíduos da construção civil
ecopontos
gestão
gerenciamento
disposição irregular

Como Citar

PEIXOTO ROSADO, L.; SANTOS GIORDANO PENTEADO, C. Análise da eficiência dos Ecopontos a partir do georreferenciamento de áreas de disposição irregular de resíduos de construção e demolição. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 164–185, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n2-2018-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/40985. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

O gerenciamento dos resíduos sólidos gerados em um município constitui um dos maiores desafios para o poder público municipal, pois envolve altos custos e quando não gerenciados adequadamente, os resíduos acarretam impactos ambientais e sociais. Em relação aos resíduos da construção civil (RCC), os municípios são responsáveis pelo gerenciamento das frações geradas por pequenos geradores. Para atender a esta demanda, as administrações municipais têm implantado os pontos de entrega voluntária de pequenos volumes de RCC ou Ecopontos, o que não impede, no entanto, o descarte irregular destes resíduos em diversas localidades. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo avaliar a eficiência dos Ecopontos no município de Limeira/SP a partir do georreferenciamento das áreas de disposição irregular de RCC. É apresentado um histórico da implantação e o modo de operação dos Ecopontos, ressaltando as vantagens e desvantagens deste modelo de gestão preventiva dos RCC. A partir das informações levantadas, foi possível concluir que disposições irregulares de RCC ainda são frequentes, até mesmo em áreas próximas aos Ecopontos, confirmando a necessidade de programas efetivos de fiscalização e comunicação ambiental e mudança cultural dos munícipes.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n2-2018-8
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...