Percepção de extrativistas sobre os buritizais na região dos Lençóis Maranhenses, Brasil
PDF-pt
PDF-en (Inglês)

Palavras-chave

Valores Florestais
Gestão Ambiental
Unidades de Conservação
Renda

Como Citar

VIEIRA, Irlaine Rodrigues; OLIVEIRA, Jefferson Soares de; SILVA, Geisiane Oliveira; SANTOS, Kelly Polyana Pereira dos; VIEIRA, Fábio José; BARROS, Roseli Farias Melo de. Percepção de extrativistas sobre os buritizais na região dos Lençóis Maranhenses, Brasil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31-2019-38808. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/38808. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

Pesquisas de percepção ambiental evidenciam o contexto extrativista e auxiliam na elaboração de políticas ambientais. Apesar dos benefícios sociais e econômicos, a intensificação do extrativismo pode promover a insustentabilidade ecológica e alteração da percepção dos valores florestais conservacionistas. Na região dos Lençóis Maranhenses, Nordeste do Brasil, é crescente a venda de produtos extraídos da palmeira Mauritia flexuosa L.f para abastecer mercado local e nacional. Desta forma, o presente trabalho objetivou avaliar quais valores florestais são percebidos pelos extrativistas em municípios da região dos Lençóis Maranhenses e como o perfil socioeconômico interfere na percepção ambiental dos entrevistados. A pesquisa foi conduzida por meio de formulários semiestruturados aplicados a 271 extrativistas dos município de Barreirinhas, Paulino Neves e Tutóia. Os valores florestais percebidos foram divididos em três categorias: econômica, ecológica e social. Os dados obtidos revelaram que houve uma priorização da categoria econômica, com destaque para o valor florestal fonte de renda. Em Barreirinhas, os valores alimentação e regulação do clima estiveram relacionados a características socioeconômicas tais como gênero e renda mensal proveniente da venda do artesanato. Há o conhecimento sobre os danos ambientais que ocorrem nos buritizais, entretanto não existe uma efetiva participação das comunidades na gestão das Unidades de Conservação ambientais da região.

PDF-pt
PDF-en (Inglês)

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##