Qualificação de áreas verdes na cidade de São Carlos (SP): análise de usos e propostas de gestão ambiental com foco na microbacia hidrográfica do córrego Santa Maria do Leme
PDF

Palavras-chave

áreas verdes urbanas;
microbacia hidrográfica do Córrego Santa Maria do Leme
gestão ambiental pública

Como Citar

PERES, R. B.; FIGUEIREDO, A. N.; IARED, V. G.; MUNHOZ, P. A.; OLIVEIRA, H. T. de. Qualificação de áreas verdes na cidade de São Carlos (SP): análise de usos e propostas de gestão ambiental com foco na microbacia hidrográfica do córrego Santa Maria do Leme. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 158–182, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n1-2018-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/37838. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

O objetivo do trabalho foi gerar subsídios para a qualificação do sistema de áreas verdes na cidade de São Carlos/SP com base em uma análise dos usos, adequabilidades e potencialidades educativas das áreas verdes da Microbacia Hidrográfica do Córrego Santa Maria do Leme. O estudo foi dividido em duas fases: a primeira concentrou-se na análise geral das 33 áreas de lazer e das 22 áreas institucionais no território da microbacia, considerando, como categoria principal, a adequabilidade de uso; na segunda fase foram selecionadas cinco áreas públicas para uma avaliação qualitativa mais detalhada considerando aspectos de legislação e gestão, acessibilidade, atributos paisagísticos, flora, fauna, atributos perceptivos e práticas socioculturais. Os resultados mostram predominância de espaços inadequados em termos de usos e funções socioambientais, pois estão mal localizados urbanisticamente e são pouco atraentes para uso coletivo. A presença do corpo hídrico como elemento estruturador de um sistema de áreas verdes é uma potencialidade em termos de conectividade. A análise dos elementos permitiu a problematização das relações entre gestão ambiental e aspectos educativos nas áreas verdes urbanas, importantes para a formulação de políticas públicas que promovam cidades mais integradas socioambientalmente.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n1-2018-7
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...