Depósitos Eólicos Inativos do Sub-Médio São Francisco, evidências de atividade eólica durante o Pleistoceno, Pernambuco, Nordeste do Brasil
PDF

Palavras-chave

Geomorfologia
Geocronologia
Rio São Francisco
Nordeste do Brasil.

Como Citar

FERREIRA, B.; CORREA, A. C. de B.; BARRETO, A. M. F. Depósitos Eólicos Inativos do Sub-Médio São Francisco, evidências de atividade eólica durante o Pleistoceno, Pernambuco, Nordeste do Brasil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17464. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo compreender a dinâmica de evolução geológica recente do vale do Rio São Francisco, no Estado de Pernambuco. A metodologia utilizada compreende dois tipos de análises, uma geomorfológica a partir da realização de mapeamento de detalhe, identificando uma unidade morfoestrutural e suas respectivas morfoesculturas. A segunda análise foi geocronológica, com idades obtidas por Luminescência Opticamente Estimulada. Os resultados mostram dois conjuntos morfoesculturais eólicos elaborados ao longo do Pleistoceno tardio, com atividade deposicional até a transição para o Holoceno. A metodologia utilizada se mostrou bastante satisfatória nessa região ainda muito carente de dados paleoambientais.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...